O ESPORTE COMO INCLUSÃO SOCIAL


O esporte é um poderoso aliado em prol da inclusão social. De fato, para alguns, o lazer e o entretenimento por ele proporcionado se transforma em profissão. Entretanto, para a grande maioria serve para tratar do corpo e vencer por meio dele barreiras impostas pelas circunstâncias.

Foi discutido no Brasil a possibilidade de transformar o esporte em uma garantia social constitucional. Em verdade, existe uma lei de incentivo ao esporte, mas a discussão visava ampliar seu alcance e trazê-lo para o artigo sexto da Constituição Brasileira. Esse feito demonstra o quanto o esporte é importante para a sociedade como um todo, servindo também como um instrumento de ajuda até mesmo no combate ao preconceito, pois o acesso ao esporte é auxiliado por meio do Bolsa-Atleta e ele sempre esteve ao alcance de todos.

No Brasil, diversas pessoas já foram beneficiadas por meio do Bolsa-Atleta, as auxiliando a se manterem no esporte. Tal medida afeta outras áreas da sociedade, tirando, por exemplo, crianças e adolescentes das drogas. O esporte, por fim, só tem a acrescentar, sendo um ótimo aliado nas questões de saúde, podendo em um futuro próximo até aumentar a expectativa de vida da população brasileira e melhorar a qualidade de vida.

O esporte influi em diversos quesitos e sua importância é indiscutível. Para tanto, deve ser mais valorizado. Programas de incentivo ao esporte nas escolas já existem, mas precisa ser mais efetivo. Maiores incentivos do governo também faz-se necessário, por meio da criação de escolinhas, juntamente com o capital privado, em todos as cidades que proporcione o aprendizado das mais variadas atividades esportivas. Para as empresas que se comprometerem com a causa, se faz valer de benefícios fiscais. A medida é um grande desafio, mas vale o esforço em prol da inclusão social e tudo o mais que é proporcionado.

COORDENAÇÃO DO MOVIMENTO: ERICA GALEGA
ENTIDADES: NENEM, CABELUDO, MARCÃO, PATRICK
ESPORTES: VOLLEY, CAPOEIRA, FUTEBOL, MMA
MUNICÍPIO: VILA DE ABRANTES / CAMAÇARI